A arte de uma professora maluquinha




                  Gabriela Pires


          Ser professora é muito mais que simplesmente entrar em uma sala de aula e "dar aula". Ser professora requer dedicação,estudo,esperança, pensamento crítico e acima de tudo o item mais valioso dessa receita a CRIATIVIDADE.

          Sempre quis ser professora,não só pelo apoio e exemplo de casa e dos magníficos mestres da educação que tive a honra de conhecer e poder sugar um pouco de seus conhecimentos. Mas o que me fez a professora que sou hoje foi o grande livro " Uma professora Maluquinha" do Ziraldo, que li quando tinha os meus dez para onze anos.

           Tal livro me fez perceber que arte de educar transpassa os muros das escolas e por tal motivo em cada aula que dou tento fazer isso acontecer para os meus alunos. Acho que consigo,pois recebo como o melhor salário de todos os depoimentos de ex-alunos falando das aulas, dos pais , dos alunos atuais lembrando das aula e um momento avaliativo e de alunos que nem são meus,mas conhecem minhas aulas pela famosa Rádio Corredor e sonham em ter aulas comigo.

             Para melhor ilustrar isso, irei dar um exemplo. A escola onde leciono tem um projeto de literatura e estávamos trabalhando o livro " Alice no país das Maravilhas", bem trabalhei o livro, o filme e o desenho, assim mostrando todas a vertentes possível, além disso juntamos com a matéria de ciências e elaboramos os personagens utilizando a ideia dos 5 Rs da reciclagem (repensar,reciclar,reutilizar,reduzir e recusar) e junto com professora de português, fizemos cartazes sobre biografia e bibliografia do autor, além de trabalhar a personalidade de cada personagem em filosofia. 

            Na época de apresentar tais trabalhos, tivemos uma feira, onde apresentamos tudo isso e os alunos estavam vestidos com a roupa dos personagens em questão, sendo que como uma ato de mágica,encanto e surpresa para todos eu apareço como a Rainha de Copas e consegui convencer a professora de português a ser a Alice.

          Isso não é só fazer uma junção interdisciplinar,mas também entrar no mundo da imaginação dos alunos, mostrar sua importância e tornar real seus sonhos. Espero que com as minhas ideias e criações consiga ajudar à vocês e também  trocar novos conhecimentos.

2 comentários :

  1. Ana Carolina Canellas12:55 PM

    Lindo trabalho vindo de uma linda pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sempre pelo seu apoio!!! Te amo!!

      Excluir