Decidi iniciar a transição capilar! E agora?


                   




Em algum momento da sua vida, por diversos motivos, decidiu que não queria mais modificar quimicamente a estrutura do seu cabelo. 
A decisão está tomada, mas como começar?

                        


1. Auto aceitação 

O primeiro passo é entender o que é uma transição, e compreender que embora o foco seja o cabelo, a transição começa na auto aceitação. Permita-se ter um momento consigo e pergunte-se quando, como e porque decidiu alisar o seu cabelo, se quiser escreva, o mais importante é se amar e amar o seu cabelo.

2. Ame o seu cabelo independente da estrutura 

Muitas meninas decidem entrar em transição porque gostariam de ter o cabelo definido com cachos perfeitos igual ao da garota que elas acompanham no canal do YouTube.
Um passo importante e decisivo é aceitar e amar o seu cabelo independente da forma que ele tenha, seja tipo 2,3 ou 4. Não precisa da definição perfeita para ser bonito, não podemos sair da ditadura do liso perfeito para a dos cachos perfeitos. Seu cabelo é lindo exatamente como é, se não fosse você não teria nascido com ele, simples assim!!

3. Qual o meu tipo de cabelo?

Na maioria das vezes só é possível identificar o tipo de cabelo a partir do quarto ou quinto mês sem química, quando o cabelo já começa a tomar forma.
Que pode ir do tipo 1 ao 4. Mas não necessariamente se encaixar certinho na tabela. O mesmo cabelo pode ter mais de uma textura naturalmente, é o caso do meu, ele vai do 3 ao 4, o que requer inclusive finalizações diferentes para cada mecha.
Segue algumas tabelas para que lhe auxilie na descoberta do seu tipo de cabelo. Lembrando que pode se encaixar em mais de um tipo ou ficar num intermediário.

                           

                            

                             

                             

4. Entrei num grupo de cacheadas e não entendo as siglas que elas usam 

                                  

Muitas vezes usamos um vocabulário tão particular e não nos damos conta da quantidade de integrantes novos que entram nos grupos diariamente e não entendem o que estamos falando. Para que você não fique com cara de paisagem vou explicar algumas das siglas mais comuns utilizadas por cacheandas e cacheadas. 

AC: acompanhando comentários.
UP: subir a publicação, utilizado quando você quer que o post seja visto por mais pessoas, principalmente quando busca uma resposta para a pergunta feita. 
2A-B-C/3A-B-C/4A-B-C: Os tipos de cabelo 
FITAGEM: método de finalização capilar 
DEDOLISS: Finalizar o cabelo enrolando com os dedos como se utilizasse um babyliss.
DAY AFTER: dia entre a finalização do cabelo e a lavagem seguinte. 
NO POO:  Abole o uso de qualquer tipo de shampoo durante a lavagem capilar, o shampoo é substituído por condicionadores livres de sulfatos, parafina e qualquer outro elemento que prejudique a saúde dos fios, o condicionador bastante utilizado para este fim é o Yamasterol rosa.
LOW POO: Defende o uso de shampoos livres dos sulfatos, petrolatos, parafinas é demais produtos que além de limpar comprometem a saúde do seu cabelo.

5. Posso passar pela transição sem fazer o BC?

Claro! Algumas pessoas optam por não fazer o grande corte é só no final da transição,com o cabelo natural já no cumprimento desejado o corte final é feito.

6. Quero passar pela transição sem fazer o BC. Quais as alternativas??

Tudo depende do estado atual do seu cabelo.
Passar pelo processo utilizando chapinha não é indicado, pois o calor e a repetição danificam os fios.
As alternativas são as seguintes:
TEXTURIZAÇÃO - Com coquinhos, papel higiênico, canudos, bigudinhos, twist e etc.
TRANÇAS - Seja trançando o seu próprio cabelo ou utilizando tranças sintéticas.
COQUES OU RABOS DE CAVALO - Mas sem apertar muito e utilizando elásticos mais grossos de modo que não arrebentem os fios.

7. Qual o momento certo para fazer o BC?

O momento certo é aquele que você determina, quando está segura que é a melhor decisão a tomar.
E independe de tempo de transição e tamanho do cabelo natural. Você pode nem passar pela transição e já raspar a cabeça, como pode cortar dois meses depois de iniciar. Quando o momento chegar você saberá!!
Comigo foi assim, botei na cabeça que correria do final de semana e não teve quem me fizesse mudar de ideia, fiz o BC e dois dias depois sozinha cortei o que ainda estava me incomodando, tirei todo o vestígio de química e fiquei somente com um centímetro de cabelo mas feliz da vida! Foi a melhor decisão que tomei, não me arrependo, principalmente porque ficou muito mais fácil cuidar do meu cabelo depois que me livrei das partes lisas e danificadas, e tem crescido bastante desde então! 

8. Fiz o BC mas não sei como finalizar o meu cabelo que está bem curtinho

Tem um vídeo lá no canal ensinando uma técnica de finalização para cabelos curtos!! 

Vídeo ---> https://youtu.be/eAeS7-AUSn8h

9. Que acessórios usar no cabelo curto?

A dica é: Ouse e sem medo!! Use e abuse das makes, laços, fitas, turbantes, arcos, presilhas.
Comece usando o que lhe deixa confortável e depois comece a experimentar acessórios novos até se sentir confiante a usá-los fora de casa.
Eu utilizei o que já gostava e fui ampliando meus gostos. Usei muitos laços de fora! Virou minha marca registrada! Rs 

                   

10. Como posso acelerar o crescimento do meu cabelo? 
Existem diversas técnicas de aceleração do crescimento capilar. Dentre elas :
• Uso de shampoos, óleos ou cremes bomba 
• Umectação com óleo de rícino 
• inversão capilar
• Uso do Tônico de Alho da Gota Dourada.

Pretendo detalhar cada procedimento num próximo post!
Espero ter ajudado a sanar ou diminuir algumas das suas dúvidas sobre a transição. Se alguma dúvida ainda persistir é só deixar em seu conversaria que responderei assim que puder!!

                       Bjbj!!! <<3

Obs: algumas imagens utilizadas foram retiradas da internet 
                                               


2 comentários :

  1. Anônimo11:07 PM

    Onde encontro os láços?

    ResponderExcluir
  2. Cara, sou loucamente apaixonada por cabelos enroladinhos assim como o teu, serio mesmo, acho lindo demais, tenho uma amiga que passou por essa transicao e agora o cabelo dela ta todo enroladinho e cara é lindo demais, queria conseguir deixar o meu assim kkkkk.
    Lindo, parabéns *--*
    http://mundo-daisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir